top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucia Cuque

Alertas para os stakeholders responsáveis por desenvolvimento de proFISSIONAIS

Impressões baseadas no Future of Jobs Report 2023 – World Economic Forum (WEF)


Imagem arrow-2886223_1280_Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay.


Na quarta versão do Future of Jobs Report 2023 – World Economic Forum (WEF) são analisadas as macrotendências; as tendências tecnológicas; assim como seus efeitos nos empregos, nas competências e estratégias de transformação da força de trabalho que as empresas pesquisadas planejam fazer uso no período de 2023 a 2027.


Participaram da pesquisa 803 empresas, que empregam coletivamente mais de 11,3 milhões de trabalhadores – em 27 setores e 45 economias de todas as regiões do mundo.


As estratégias, projeções e estimativas, divulgadas no relatório publicado em maio de 2023, são provenientes de empresas multinacionais e algumas regionais com mais destaque devido ao tamanho de suas receitas e à quantidade de seus funcionários. Três setores não participaram da atual pesquisa, nomeadamente, as pequenas empresas; empresas do setor público; e do setor informal.


Os resultados da investigação mostram os pontos de vista de diretores de Recursos Humanos, diretores de Aprendizagem, e chiefs executive officer (CEOs), fato que proporcionou, aos leitores, diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto.


Resultados gerais que chamam a atenção:


As organizações consultadas estimam que, nos próximos cinco anos, quase um quarto dos empregos (23%) será alterado; 69 milhões novos cargos serão criados; e haverá menos 83 milhões vagas, o que representa uma redução líquida de 14 milhões de ocupações, ou seja, 2% dos atuais empregos serão extintos.


Na figura 1 constam os 15 cargos que apresentarão maior crescimento líquido de empregos, segundo o WEF (2023).


Figura 1 - Empregos em crescimento (2023 – 2027)

Fonte: baseado em Future of Jobs Report 2023 – World Economic Forum, p. 31, traduzido pela autora.


O Future of Jobs Report – 2023 traz também resultados de pesquisas, relacionadas ao tema “trabalho”, realizadas por outras instituições e organizações, como a CultureAmp, Adecco e Randstad. Alguns dados interessantes que influenciam o planejamento de ações de desenvolvimento e capacitação de profissionais são:

  • Por volta de um quarto dos trabalhadores não se veem atuando com seu atual empregador, dentro de dois anos;

  • Entre 42% e 45% dos trabalhadores buscam ativamente novas oportunidades em diferentes empresas;

  • Os níveis salariais são a principal razão pela qual os trabalhadores decidem mudar de emprego;

  • 92% dos entrevistados dizem que a segurança no emprego é importante. Outros 83% dos profissionais priorizam horários flexíveis e 71% priorizam flexibilidade de local de trabalho.

Especificamente sobre o entendimento dos empregados em relação às ações de treinamento oferecidas pelas organizações, o Future of Jobs Report – 2023 traz dados de pesquisas promovidas pela Manpower e Adecco. A figura 2 traz alguns destaques.


Figura 2 – Percepção dos empregados sobre o treinamento oferecido pelas organizações

Fonte: Future of Jobs Report 2023 – World Economic Forum.


Desenhar e disponibilizar programas de treinamento e desenvolvimento para trabalhadores é uma tarefa árdua, pois, nem sempre o(s) profissional(is) responsável(is) dispõe(m) de informações e recursos necessários para desenvolver as atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento como gostariam, ou precisariam, o que, invariavelmente, interfere nos resultados das iniciativas propostas.


Repensar a dinâmica de coleta de dados (levantamento de necessidades de treinamento); obter o feedback dos participantes; e refletir sobre as avaliações recebidas, são práticas que podem ajudar em atividades mais assertivas.



Referência


World Economic Forum. The Future of Jobs Report 2023, 2023. Disponível em https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2023/




48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page