top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucia Cuque

Competências essenciais: setores de Agricultura, Silvicultura e Pesca

Insights baseados no Future of Jobs Report 2023 – World Economic Forum (WEF)

Crédito foto: CANVA


A quarta edição do Future of Jobs Report 2023, elaborado pelo World Economic Forum (WEF) apresenta ampla perspectiva sobre o mercado de trabalho. A sua análise ultrapassa os efeitos da implantação das novas tecnologias, nas organizações, nos últimos e próximos anos. O atual relatório considera, em suas reflexões, as relações entre o trabalho e as tendências simultâneas, como as transições verde e energética, os fatores macroeconômicos e a cadeia de abastecimento.


Os pontos de vista de executivos de 803 empresas, empregadoras de aproximadamente 11,3 milhões de trabalhadores, atuantes em 27 setores industriais e em 45 economias, estão consolidados no documento.


O objetivo é contribuir para uma agenda multissetorial; preparar trabalhadores, empresas, governos, educadores e sociedade civil para situações futuras de interrupções e oportunidades; além de capacitar os stakeholders a transporem as transições sociais, ambientais e tecnológicas.


Os executivos responderam à atual pesquisa tendo em mente as tendências para o período de 2023 a 2027 e as necessidades de competências para seus setores, tomando como base as 26 competências “multifuncionais” categorizadas pelo Global Skills Taxonomy do WEF (2021) e apresentadas na Figura 1.


Figura 1: Taxonomia de competências globais do WEF

Fonte: Future of Jobs Report 2023, p. 67, tradução da autora.


Competências para trabalhadores dos setores de Agricultura, Silvicultura e Pesca


No Quadro 1, constam dados da pesquisa realizada especificamente com os responsáveis pelas empresas dos setores de Agricultura, Silvicultura e Pesca, com atenção no período de 2023 a 2027.


Na coluna Evolução das competências (%) é retratada a diferença líquida entre a percentagem de organizações que consideram ser necessário aumentar ou diminuir a importância das competências elencadas no estudo para os seus trabalhadores nos próximos 5 anos. A percentagem de organizações que preveem a estabilidade das competências não é utilizada no cálculo.


Na coluna Ênfase na requalificação (%) consta a percentagem de organizações que já incluíram essas competências nas suas prioridades para ações e programas de requalificação dos colaboradores no mesmo período.


Quadro 1 - Evolução e requalificação das competências de 2023 a 2027 - setores de agricultura, silvicultura e pesca

Fonte: baseado em Future of Jobs Report, 2023, p. 80-81, tradução da autora.


Reflexões sobre os resultados dos setores de Agricultura, Silvicultura e Pesca apresentados no relatório


As três principais competências em Atitudes, apresentadas pelos stakeholders das empresas dos setores, ao responderem às questões sobre Ampliação da importância das competências nos próximos 5 anos, e Ênfase prevista para qualificação e requalificação, são as mesmas, isto é, Gestão Ambiental; Resiliência, Flexibilidade e Agilidade; Liderança e Influência Social. Entretanto, a ordem de importância atribuída às competências varia entre as três primeiras posições.


É possível verificar, por meio da análise dos dados da pesquisa, que os planos de requalificação dos funcionários nem sempre correspondem ao grau de evolução atribuído à(s) competência(s), pelas organizações, para os próximos 5 anos.


Por exemplo, as competências Resiliência, Flexibilidade e Agilidade são destacadas com maior potencial de evolução por 75% dos respondentes dos setores, entretanto, apenas uma parte das organizações, ou seja, 36% planejam desenvolver ações de requalificação associadas a essa competência.


As competências Curiosidade e Aprendizagem ao Longo da Vida apresentam situação parecida, ou seja, muito embora sejam apontadas com crescimento de importância, para os setores, da ordem de 67%, somente 18% das organizações informam planos de requalificação relacionados às competências no mesmo período.


Na família de competências denominadas Habilidades, Conhecimentos e Capacidades, é possível destacar que Gestão de Recursos e Operações ocupa o primeiro lugar nas respostas sobre o crescimento da importância para os próximos 5 anos, segundo a opinião de 83% dos representantes das empresas pesquisadas, assim como é a primeira colocada nas ações de qualificação e requalificação planejadas, muito embora para uma quantidade menor de empresas, isto é, 55% das organizações.


Gestão de Talentos é a competência que ocupa a segunda posição, em termos de aumento de importância para os trabalhadores dos setores. Mesmo apontada por 76% dos entrevistados, somente 27% das organizações planejam ações de requalificação para a competência.


Pensamento Sistêmico apresenta um resultado parecido, ou seja, foi indicada por 65% dos participantes como uma competência em relevante crescimento, porém, apenas em 17% das empresas planejam-se ações de treinamento e desenvolvimento direcionadas ao tema.


Não foram apresentadas justificativas para as diferenças entre os percentuais de evolução de importância de várias competências, segundo a opinião dos entrevistados das empresas, e os respectivos planos de qualificação e aperfeiçoamento das mesmas competências.


O perfil das organizações que responderam à pesquisa do World Economic Forum é formado por empresas multinacionais e regionais de grande porte. Não participaram do inquérito empresas de pequeno porte; empresas do setor público; e informais.


Referências


World Economic Forum. The Future of Jobs Report 2023, 2023. Disponível em: https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2023/

World Economic Forum. Building A Common Language for Skills at Work: A Global Taxonomy, 2021. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Skills_Taxonomy_2021.pdf

World Economic Forum. Reskilling Revolution: Insights and Tools. Disponível em:


Observação:

Na homepage Reskilling Revolution>More Insights and Tools, do World Economic Forum, existe uma ferramenta interativa do Global Skills Taxonomy com acesso livre. Vale a pena conferir.

No conjunto de competências intitulado “Trabalhando com outras pessoas”, foi identificada a competência “Orientação de serviço”, não mencionada no Future of Jobs Report 2023. Orientação de serviço é descrita na homepage da seguinte forma: “Procurando ativamente maneiras de ajudar os outros, bem como de fazer com que se sintam atendidos e bem-vindos” (tradução da autora).






83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page