Como desenvolver as competências digitais? O DigComp pode ajudar
- Lucia Cuque

- 4 de mar. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2020
Ser digitalmente competente é crucial para viver na atual sociedade. A tecnologia transformou estruturas, métodos e a maneira como nos comunicamos, aprendemos, trabalhamos e vivemos. As competências digitais tornaram-se fundamentais para o sucesso, a empregabilidade, criatividade, prosperidade e segurança de todas as pessoas.
Ser competente digitalmente é mais do que saber usar o dispositivo mais recente, ou um software; significa usar as tecnologias (informação e comunicação) para executar tarefas, resolver problemas, colaborar, criar e compartilhar conteúdo, construir conhecimento de maneira crítica, autônoma, colaborativa e criativa.
A Comissão Europeia, atenta a todos esses movimentos e tendências, incluiu, no Quadro de Referência Europeu de Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida, em 2006, o domínio digital, como parte das oito competências fundamentais para os cidadãos.
O Joint Research Centre, da European Commission, elaborou, em 2013, o European Digital Competence Framework - DigComp, um quadro conceitual de referência específico para tratar das competências digitais na Europa.
O que faz o DigComp?
Em linhas gerais, o DigComp é um quadro de referência que tem diferentes usos (Figura 1). Inclusive, pretende apoiar os Estados Membros na formulação de políticas estratégicas sobre as competências digitais, orientar o planejamento instrucional e estimular o desenvolvimento de avaliações nessa área.
Duas atualizações do DigComp foram publicadas: o DigComp 2.0: The digital competence framework for citizens. Update phase 1: The conceptual reference model (2016); e o DigComp 2.1: The digital competence framework for citizens. With eight proficiency levels and examples of use (2017). As atualizações do DigComp tratam de assuntos diferentes, portanto, ambas as atualizações devem ser consideradas para nortear qualquer reflexão sobre o assunto.
O DigComp está estruturado em cinco dimensões (Figura 2).
Dimensões 1 e 2: Áreas de competências e descritores das competências
As competências digitais estão divididas em cinco diferentes áreas, que compõem a Dimensão 1 do DigComp. Um total de 21 competências digitais estão alocadas nessas áreas e constituem a Dimensão 2 do DigComp. O Quadro 1 apresenta as áreas e as competências do DigComp.
A estrutura DigComp fornece a descrição das competência em termos gerais, ou seja, não apresenta especificações sobre softwares ou dispositivos digitais que devem ser usados pelas pessoas. A estrutura é neutra, em termos de tecnologia, o que lhe garante uma longevidade maior, já que a tecnologia digital muda constantemente.
A neutralidade do DigComp é positiva no sentido de não influenciar as organizações sobre as ferramentas e recursos digitais, permitindo que cada uma faça customizações e adaptações às estratégias propostas pela estrutura, conforme suas características.
As áreas de competência 1, 2 e 3 relacionam competências que possuem atividades e usos específicos. Por outro lado, as áreas de competência 4 e 5, envolvem segurança e resolução de problemas, isto é, temas considerados "transversais", visto que são aplicáveis a qualquer tipo de atividade que se realiza através dos meios digitais.
Dimensão 3: Níveis de proficiência aplicáveis a cada competência
A versão DigComp 2.0 apresenta os descritores das competências divididos, cada um, em oito níveis de proficiência: dois são níveis básicos; dois níveis, intermediários; dois níveis, avançados; e, dois níveis, altamente especializados.
Cada nível de proficiência simboliza um acréscimo na aquisição da competência, pela pessoa, conforme o seu domínio cognitivo, complexidade das tarefas com as quais é capaz de lidar e sua autonomia na conclusão de cada uma. O Quadro 2 resume, por meio das palavras-chaves, o nível de proficiência das competências digitais.
O detalhamento dos níveis de proficiência pretende facilitar o processo de implementação das competências digitais e apoiar o desenvolvimento de materiais didáticos. Ajuda, também, no desenho dos instrumentos para avaliar o desenvolvimento da competência nos profissionais, orientação de carreira e promoção no trabalho.
Dimensão 4: Conhecimentos, habilidades e atitudes aplicáveis a cada competência
A descrição de cada nível de proficiência inclui conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à competência.
Dimensão 5: Exemplos de aplicabilidade das competências em relação à aprendizagem e ao emprego, conforme o nível de proficiência correspondente.
A versão DigComp 2.1 descreve os níveis de proficiência para duas áreas de uso: emprego (trabalho) e aprendizagem.
A Figura 3 apresenta um exemplo do DigComp elaborado a partir das versões DigComp 2.0 e DigComp 2.1, e da apostila DigComp 2.1: Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos: Com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. As cinco dimensões das competências digitais estão representadas e, ao menos, um exemplo básico, foi incluído, nesse artigo, nas dimensões 3, 4 e 5. O exemplo de aplicabilidade das competências, apresentado na Dimensão 5, retrata, resumidamente, o processo de procura de emprego.
Onde localizar experiências práticas de utilização do DigComp?
Diversas pesquisas, retratando experiências de campo sobre o DigComp, têm sido publicadas e estão disponíveis para consulta na internet.
A European Commission publicou, em 2018, o DigComp into Action: Get inspired and make it happen, que é um guia destinado a qualquer pessoa interessada no tema, que tenha como objetivo a promoção das competências digitais na educação, treinamento formal, não formal ou desenvolvimento profissional.
O DigComp into Action busca facilitar o processo de implementação do DigComp por meio de exemplos de uso da estrutura. Descreve, por exemplo, o processo e as decisões tomadas pelos stakeholders em uma variedade de situações diferentes.
Um dos exemplos mencionados no documento é o da Compass (KLUZER et al., 2018, p. 96). A Compass é uma plataforma de aprendizagem on-line que tem como objetivo desenvolver competências digitais em jovens desempregados, com idades entre 15 e 30 anos.
O projeto-piloto foi aplicado na França, Irlanda, Itália e Romênia. O programa contou com as seguintes fases:
Identificação dos gaps de competências nos jovens;
Definição dos caminhos de aprendizagem mais relevantes, considerando-se o desenvolvimento e a validação das competências digitais;
Seleção de nove competências digitais, dentre as 21 competências do DigComp, que seriam trabalhadas nos cursos e nas avaliações, a partir do resultado de uma pesquisa inicial e da análise das necessidades dos usuários;
Elaboração de um curso com quatro módulos para desenvolver cada competência e dois níveis de proficiência (Básico e Avançado). Desta forma, 72 módulos foram elaborados, considerando o nível de dificuldade/proficiência (Básico e Avançado); a competência (resultado da aprendizagem, correspondente aos descritores do DigComp); e o tema (Carreira, Aprendizado, etc.).
O esquema, descrito no Quadro 3, retrata a estrutura do programa. A coluna Curso/competência indica cada uma das nove competências digitais escolhidas para o Compass. A coluna Nível apresenta o estágio de proficiência da competência, sendo (B) para Básico e (A) para Avançado. Os quatro Módulos (de 1 a 4) indicam, na coluna correspondente, um código atribuído ao curso oferecido, considerando-se o número da competência e o nível de proficiência.
Competências digitais: considerações finais
Este artigo tem dois objetivos principais. O primeiro, é compartilhar informações sobre o DigComp, com profissionais de recursos humanos, educação corporativa e gestores em geral. Comparar a estrutura do DigComp com os programas disponibilizados pelas empresas e organizações, pode fornecer insights interessantes.
Um segundo objetivo é provocar os profissionais sobre esse tema. Independentemente das iniciativas disponibilizadas pelas empresas, ou pelas instituições educacionais, públicas ou privadas, cada profissional, visando a garantir a sua empregabilidade e participação ativa na sociedade, necessita, dentro das condições pessoais disponíveis, elaborar um plano de desenvolvimento das competências digitais, a partir da avaliação dos gaps, em relação às suas metas profissionais e pessoais.
O DigComp pode trazer insumos preciosos para o desenvolvimento desse plano. Isso é Lifelong Learning.
Referências
CARRETERO, Stephanie; VUORIKARI, Riina; PUNIE, Yves. DigComp 2.1. The digital competence framework for citizens. With eight proficiency levels and examples of use. 2017. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/digcomp-21-digital-competence-framework-citizens-eight-proficiency-levels-and-examples-use.
GONZALEZ VAZQUEZ, Ignacio et al. The changing nature of work and skills in the digital age. Joint Research Centre (Seville site), 2019.
KLUZER, Stefano et al. DigComp into action: Get inspired, make it happen. A user guide to the european digital competence framework. Joint Research Centre (Seville site), 2018. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC110624/dc_guide_may18.pdf.
LUCAS, Margarida; MOREIRA, António; COSTA, Nilza. Quadro europeu de referência para a competência digital: subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento. Observatorio (OBS*), v. 11, n. 4, p. 181lpage= 198, 2017.
LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigComp: Quadro europeu de referência para a competência digital. 10.13140/RG.2.1.1606.1049, 2017a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304489987_DigComp_Quadro_Europeu_de_Referencia_para_a_Competencia_Digital.
LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigComp 2.1: Quadro europeu de competência digital para cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: UA, 2017b. Disponível em: https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf.
VUORIKARI, Riina et al. DigComp 2.0: The digital competence framework for citizens. Update phase 1: The conceptual reference model. Joint Research Centre (Seville site), 2016. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/digcomp-20-digital-competence-framework-citizens-update-phase-1-conceptual-reference-model.


















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