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Empreendedorismo: 15 competĂȘncias-chave para os profissionais inovarem

  • Foto do escritor: Lucia Cuque
    Lucia Cuque
  • 13 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2021


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Os desafios apresentados pelo mundo atual, como a gestão de doenças, as mudanças climåticas; ameaça de escassez de alimentos; redução das oportunidades de emprego; transformação digital, exigem que as pessoas fortaleçam a sua capacidade de desafiar o pensamento predominante; desenvolvam habilidades relevantes; e transformem novas ideias em soluçÔes sustentåveis para o bem comum.


HĂĄ um entusiasmo crescente com o papel do empreendedorismo como dinamizador na promoção do desenvolvimento econĂŽmico e social; incluindo o crescimento, a inovação, o emprego e a equidade. Empreendedorismo Ă© quando vocĂȘ age sobre oportunidades e ideias e as transforma em valor para os outros. O valor criado pode ser financeiro, cultural ou social (FFE-YE, 2012).


O empreendedorismo Ă© uma competĂȘncia transversal e se aplica a todas as esferas da vida, como, por exemplo, no desenvolvimento pessoal; na participação na sociedade; na (re)entrada no mercado de trabalho como empregado; e tambĂ©m para o inĂ­cio de empreendimentos (culturais, sociais ou comerciais).


Alguns especialistas argumentam que o empreendedorismo estå necessariamente conectado à criação de organizaçÔes que crescem e geram valor, com fins lucrativos ou não. Essa é uma definição restrita de empreendedorismo, que o compreende como o início de um negócio.


O empreendedorismo não precisa envolver a criação de novas organizaçÔes, visto que pode ocorrer em organizaçÔes jå existentes, caso em que é chamado de intraempreendedorismo, por Pinchot III (1985). Nessa perspectiva ampla de empreendedorismo, o limite do individual, isto é, do empreendedor, é superado, e passa-se a considerar as oportunidades empreendedoras.


O empreendedorismo incentiva as pessoas a serem mais criativas, proativas e inovadoras, em todas as esferas da vida, inclusive no ambiente formal de trabalho.

Empreendedores são os indivíduos que buscam oportunidades para além dos recursos que jå controlam e são vistos como agentes de mudança resilientes à incerteza. Essas são características valiosas para uma sociedade em transformação e profundamente impactada pela tecnologia e globalização.


A importĂąncia do maior valor do empreendedorismo para a sociedade como um todo e nĂŁo apenas para os valores econĂŽmico e financeiro, fez com que se tornasse uma ĂĄrea crĂ­tica para os formuladores europeus de polĂ­ticas. Em 2016, a ComissĂŁo Europeia lançou uma estrutura de competĂȘncias exclusiva para o empreendedorismo, o EntreComp - European Entrepreneurship Competence Framework.


Um dos principais objetivos do EntreComp foi desenvolver uma abordagem conceitual comum, com o objetivo de apoiar as competĂȘncias para o empreendedorismo europeu.

O EntreComp reconhece a oportunidade de ser empreendedor em qualquer esfera da vida. Ser criativo, ou pensar em como fazer as coisas de novas maneiras, Ă© igualmente significativo para o sucesso da carreira, ou para se ter novas ideias de negĂłcios.


Na Figura 1, Ă© oferecida uma visĂŁo geral das diferentes competĂȘncias elencadas pelo framework.

Figura 1 – EntreComp: ĂĄreas de competĂȘncias e suas competĂȘncias

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Nas Figuras 2, 3 e 4, apresenta-se a descrição de cada caracterĂ­stica que compĂ”e as ĂĄreas de competĂȘncia “Ideias e oportunidades”, “Recursos” e “Em ação”.


Figura 2 – Área de competĂȘncia “Ideias e Oportunidades”

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Figura 3 – Área de competĂȘncia “Recursos”

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Figura 4 – Área de competĂȘncia “Em ação”

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Fonte: As figuras 1, 2, 3 e 4 foram elaboradas pela autora com base em Dias-Trindade; Moreira e Jardim (2020).


O framework apresenta, adicionalmente, a descrição das competĂȘncias; um modelo de progressĂŁo de oito nĂ­veis, por competĂȘncia, e propĂ”e uma lista de 442 resultados de aprendizagem.


O EntreComp pode ser utilizado como base para o desenvolvimento de currĂ­culos e atividades de aprendizagem que promovam o empreendedorismo como uma competĂȘncia. AlĂ©m disso, pode ser usado para a definição de parĂąmetros destinados a avaliar as competĂȘncias empreendedoras dos colaboradores e candidatos em um processo de seletivo.


As organizaçÔes que possuem, ou pretendem desenvolver, uma cultura interna que promova o mindset de crescimento e que acreditam que equipes criativas, orientadas para a oportunidade, dinùmicas e inovadoras, são fundamentais para a manutenção e o incremento do negócio, podem se beneficiar com a utilização do framework EntreComp.



ReferĂȘncias


BACIGALUPO, Margherita et al. EntreComp: The entrepreneurship competence framework. Luxembourg: Publication Office of the European Union, v. 10, p. 593884, 2016. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC101581

COUNCIL, Education. Recommendation of the European Parliament and the Council of 18 December 2006 on key competencies for lifelong learning. Brussels: Official Journal of the European Union, v. 30, n. 12, p. 2006, 2006. https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2006:394:0010:0018:en:PDF

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, JosĂ© AntĂłnio Marques; JARDIM, Jacinto. ENTRECOMP Quadro de ReferĂȘncia das CompetĂȘncias para o Empreendedorismo (Tradução). 2020. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/94202/1/TRADUCAO_ENTRECOMP.pdf

EUROPEAN Entrepreneurship Competence Framework - O EU Science Hub – Joint Research Centre. https://www.youtube.com/watch?v=ra80tv8j_lo&list=PLGI5zHT2w7jAPsfSjWfatN4tlxJhvbj7-&index=16

MCCALLUM, Elin et al. EntreComp into action-Get inspired, make it happen: A user guide to the European Entrepreneurship Competence Framework. Joint Research Centre (Seville site), 2018. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC109128

PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: Why you don't have to leave the corporation to become an entrepreneur. University of Illinois at Urbana-Champaign's Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Entrepreneurship, 1985.

VESTERGAARD, Lene; MOBERG, Kare; JORGESEB, Casper Impact of Entrepreneurship Education in Denmark - 2011. In L. Vestergaard, K. Moberg & C. JĂžrgensen Odense: The Danish Foundation for Entrepreneurship - Young Enterprise, 2012.https://eng.ffe-ye.dk/media/202248/impact_of_entrepreneurship_education_in_denmark_2011.pdf






 
 
 
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